segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fim de ano e muita correria

Chegamos ao fim do ano. São tantas atribuições que parece que não vamos dar conta. Você vive correndo o tempo inteiro e o dia parece ter menos de 24h. E o fim de ano consome ainda mais energia da gente. O que deveria ser uma diversão pode se tornar uma grande estafa se você não se organizar.

É preciso atenção aos desempenhos finais na escola, a programação de férias, quem toma conta da crianças enquanto você ainda trabalha, os preparativos para ceia de Natal, os presentes, os preparativos para a viagem de fim de ano, onde vai passar o Reveillon, fazer as malas da família, definir quem toma conta da casa, enfim, são diversas situações dependendo da programação de cada família.

busy woman

Se você vai viajar terá atribuições, se vai ficar em casa também terá. Mas como fazer para diminuir a carga de estresse nesse período e curtir o momento? A resposta é: organize-se desde já. Novembro é o melhor mês para você definir parte do que terá que fazer em dezembro.
  • Faça uma lista com as semanas que faltam para acabar o ano e registre nela tudo que será preciso fazer. Assim você não fica com tudo isso na cabeça. A gente pensa que vai ter tempo e acaba sendo convidado para aniversários, amigo secreto do trabalho, festa de confraternização da escola e aí... os dias sumiram!
  • Delegue o que puder. Divida com o marido e com os familiares algumas decisões. Se optou por passar o Natal na casa os seus pais, peça ajuda a eles, aos seus irmãos, aos seus cunhados ou aos sobrinhos para organizar o evento familiar. Se vai viajar, divida as tarefas com o marido. Cada um pode ficar responsável por uma parte do planejamento da viajem.
  • Antecipe o que puder. Enquanto as crianças estão na escola fica mais fácil fazer as coisas. Evite levá-las para shopping, supermercados e grandes centros com o movimento de final de ano. É um estresse desnecessário. Deixe-as uma tarde ou noite com os avós ou divida com uma amiga essa tarefa. Um dia você toma conta dos filhos dela e outro ela toma conta dos seus. Assim uma ajuda a outra.  
  • Minimize! Gastos, trabalho, correria. Opte pelo que for prático. Se a festa exige uma comidinha bacana, quem sabe cada um leva um prato. Ninguém tem tempo? Contrate um buffet e todos dividem. Os presentes podem ser todos do mesmo shopping? Aproveite as promoções e o seu tempo. Faça o que puder para não se sobrecarregar. Aproveite e curta esse momento que é tão especial.
Já pensou nisso?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário