quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Culpa materna - Como aliviar as tensões?

Quando falamos em culpa materna percebemos que ela é comum, mas a mãe que sente a sua culpa acha que esse sentimento é só dela. Acha que é a única a "errar" e a única a sofrer. Sente-se sozinha e não divide suas aflições com ninguém.  Que tal dividir esse sentimento com outras mães? 


Uma boa alternativa para aliviar as tensões da culpa materna é conversar com outras mães que tem uma rotina parecida com a nossa. Um bate papo tranquilo, sem comparações de quem é a "melhor", ajuda a entender que somos normais e que temos boas intenções. Quando dividimos nossa ansiedade, nossa "culpa", nossos erros e acertos, percebemos que esse universo materno é muito maluco mesmo. São muitas cobranças e pouquíssima tolerância. É difícil desempenhar o papel de mãe (e de pai também) da mesma forma que é difícil desempenhar um papel profissional, só que nesse caso, sem formação. Vamos aprendendo ao longo dos anos, e nesse é normal errar e acertar.

Tomar conhecimento do mundo materno não deve servir para nos conformar, mas para nos confortar. Deve servir para nos ajudar a melhorar. Perceber que outras mães sentem coisas parecidas com as que sentimos nos dá a oportunidade de não ser tão radicais com nós mesmas e aprender a fazer de forma diferente. Sem contar que estar em contato com outras mães pode ser muito divertido. Você pode formar um grupo com mães do seu condomínio, com mães de amigos da escola, com suas melhores amigas, com mães da academia ou mães de grupo da internet. O que não deve fazer é se isolar com a sua culpa.

A maternidade é uma delícia, mas como toda delícia tem seus excessos. Temos é que tirar proveito do que ela tem de MELHOR, os FILHOS e o AMOR que nos envolve.

E você, compartilha sua maternidade com outras mães?
Não? Então pense nisso. É muito divertido!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Gisa, que blog bacana! Super útil. Não pretendo ter filhos, mas reconheço que vc tem dicas muito bacanas para as (futuras) mães! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane! Mil desculpas por não responder seu carinhoso comentário. Não sei como não vi. Que bom que gostou. Um beijo!

      Excluir
  2. Oi, Gisa,
    compartilhar é realmente muito bom. A gente sente mais segurança. A culpa não traz nenhum benefício, o melhor é desvencilhar-se dela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marusia! E se sentir segura é bom demais. Beijo

      Excluir