quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Hoje é dia mundial do macarrão. Que delícia!

O Dia Mundial do Macarrão foi criado no dia 25 de outubro de 1995, durante o Congresso Mundial de Macarrão, realizado em Roma, que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo.




Segundo o site História de tudo, o macarrão começou a ser feito logo que o homem descobriu que era capaz de moer cerear, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. As primeiras massas surgiram nas civilizações assíria e babilônica, por volta de 2500a.C., mas o mais próximo do macarrão surgiu em Jerusalém, no século V. Os hebreus comiam uma espécie de farinha cozida em água nos rituais judaicos, chamado Itriyah. Dizem que a versão mais aceita é que foram os árabes que criaram o macarrão, levando o produto à Sicília no Século IX, onde acabou sendo transportado pelos navegadores dos portos do Mediterrâneo, chegando em várias regiões, inclusive na Itália.

Outra teoria sobre a chegada do spaghetti na Itália foi que Marco Polo teria trazido essa novidade na volta de sua viagem à China entre 1271 a 1295. Hoje, sabe-se que já havia registros de spaghetti anteriores a essa data, sengundo a Wikipédia.

Independente de quem criou essa delícia, o macarrão é um alimento popular e super nutritivo. Está presente nas mesas de todas as classes sociais e permite variações de dar água na boca. Puro ou com molho fica uma delícia. Como é difícil encontrar uma criança que não goste de macarrão selecionei duas receitas deliciosas para matar a fominha da galera. Pais e filhos! Uma de limão e outra de legumes, do maravilhoso site Panelinha da Rita Lobo. Confira!

Espagueti ao limão

Ingredientes
380 g de espaguete
Suco de 1 limão  e raspas de 1 limão
100 ml de creme de leite fresco
100 ml de azeite
150 g de queijo parmesão ralado
2 punhados de manjericão
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

1. Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com as mãos, pique as folhas. Reserve.
2. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.
3. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa tigela grande, onde o espaguete será servido, junte o suco de limão, o azeite e o parmesão ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
4. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão. Misture mais uma vez e sirva imediatamente. Não polvilhe mais parmesão sobre o espaguete


Cabelo de anjo com legumes

Ingredientes
250 g de macarrão cabelo de anjo
dente de alho
3 abobrinha italianas pequenas
2 cenouras
3 colheres (sopa) de azeite
1 pedaço de queijo parmesão
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Leve uma panela grande com 3 litros de água, coloque um fio de azeite, e 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto para ferver.
2. Numa tábua, pique o alho fino e reserve.
3. Com um descascador de legumes ou uma faquinha afiada, faça lascas de queijo parmesão.
4. Descasque as cenouras e lave as abobrinhas.
5. Na parte grossa do ralador, rale a cenoura e apenas a casca da abobrinha. Despreze a parte branca da abobrinha. Se quiser uma apresentação mais delicada, utilize um zester e faça fios de cenoura e abobrinha. Reserve.
6. Quando a água da panela ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.
7. Numa panela, coloque o azeite e leve ao fogo para aquecer. Junte o alho picado, mexa bem. Coloque a cenoura e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente a abobrinha e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
8. Coloque o macarrão cozido e escorrido na panela com os vegetais. Misture delicadamente. Regue com um fio de azeite e decore com as lascas de queijo parmesão.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário