quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Halloween!

O Halloween é um evento tradicional e cultural que ocorre basicamente em países anglo saxônicos, mais fortemente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Por tradição, as crianças se vestem com fantasias e vão até a casa das pessoas pedir guloseimas.

Segundo a História do Mundo, a origem desta tradição remonta o passado e povos distantes: os celtas e druidas. Os celtas comemoravam essa data para agradecer as boas colheitas e os druidas celebravam o final do verão e a fertilidade pintando o corpo e acendendo fogueiras. Quando o cristianismo substituiu as religiões pagãs, as igrejas aproveitaram o dia 1 de novembro para para homenagear todos os Santos e a noite anterior foi utilizada como dia para afastas os fantasmas. Em alguns países a festa se transformou num dia festivo, celebrado com fantasia, lanterna e jogos.
Beauty and the dirt
A tradição da abóbora vem da Irlanda. Diziam que um homem chamado Jack tinha o hábito de fazer brincadeiras em cima de uma árvore com uma abóbora e uma vela. Já os doces vieram da cultura celta. Acreditava-se que para acalmar os espíritos malignos era preciso deixar comida. Também havia na Irlanda a tradição que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas. Uma espécie de chantagem que deu origem ao "travessuras ou doces" (trick or treat).

Já o termo Halloween vem de "Hallowed", uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "en" significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve". 

Antigamente era uma noite de medo e atualmente uma noite de diversão. Não que vamos sair pelas ruas, mas é difícil não ceder aos encantos das brincadeiras, decorações e comidinhas quando nossos filhos estão totalmente envolvidos com a cultura inglesa através das escolas de inglês. 
São os efeitos da globalização. E você, o curte o Halloween?

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário