sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pequenos projetos, grandes aprendizados

Tanto para meninos quanto para meninas, realizar um projeto é muito instigante e divertido. Existem várias opções de brincadeiras que podem levar a criança a despertar a curiosidade, desenvolver habilidades mentais e motoras e aprender o valor da disciplina e da paciência. 

Desmontar e montar equipamentos fora de uso é uma atividade super divertida, principalmente para ser realizada com o pai. Independente da formação, pais que adoram física e matemática curtem essa brincadeira.
 
Outra opção é brincar com os famosos Lego. Quando presenteamos uma criança com esse brinquedo estamos oferecendo uma oportunidade de construir projetos. A marca possui brinquedos para todas as idades. Permite construir objetos e cenários com a ajuda de manuais ou deixando a imaginação fluir.
 
 
Para quem quer ir além, as aulas de robótica são ótimas para estimular a  voracidade em absorver novos conhecimentos e tecnologias. A prática auxilia a construção do aprendizado adquirido em sala de aula, ensinando a pesquisar novos conhecimentos sempre. 
 
Imagem
Segundo o site Educar para Crescer da editora Abril, existem ótimos motivos para a criança aprender robótica:

  1. Demonstração de conceitos científicos na prática,
  2. Desenvolvimento das habilidades mentais,
  3. Desafio de criar e ser flexível,
  4. Aprimoramento da coordenação motora manual,
  5. Incentivo às capacidades de projetar e planejar,
  6. Interesse pela imaginação,
  7. Aprendizagem de trabalhar em equipe,
  8. Entendimento dos próprios limites,
  9. O valor da paciência e da disciplina,
  10. Desenvolvimento da meta-cognição, pensar sobre o próprio pensamento.

Bom mesmo é participar junto com a criança. Cada um com seu projeto ou cada um com uma tarefa dentro do mesmo projeto.  Definir como será realizado, as formas de organização e os prazos. É muito legal!
 
E você, já experimentou?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário