quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Saches cheirosos, traças e mofo eliminados!

Você gosta de um guarda roupas limpo e com cheirinho agradável? Precisa afastar a umidade, mofo, traças, insetos e ácaros? Nada da antiga naftalina. Siga essa dica bacana para fazer saches naturais.

Limpe o seu guarda roupas com pano umedecido em uma mistura de água com vinagre branco. O vinagre possui ácido acético com capacidade de eliminar fungos. Lembre que para evitar umidade, mofo, traças, insetos e ácaros é preciso limpeza frequente, incluindo os cantos e mantendo a ventilação da casa.

Depois, faça saquinhos de musseline (tecido fino e transparente) e coloque os ingredientes necessários para cada caso. Amarre com uma fita e coloque dentro das gavetas e armários. 

Depósito Santa Mariah
Para aromatizar: uma bola de cânfora, um ramo de alfazema, cinco cravos e cinco gotas de óleo de eucalipto.

Para afastar a umidade e o mofo: giz branco ou pedaços de carvão.

Para afastar ácaros, insetos e traças: pimenta preta em grãos, canela em pau e cravo da Índia ou capim limão com cravo da índia.

Variáveis: uma colher de chá de serragem de cedro, folhas de louro, lavanda ou alecrim desidratado, pingar três gotas de óleo essencial em um algodão, no aroma que preferir.

Para aumentar a eficácia dos saches, troque-os a cada três meses. Você vai sentir a diferença!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. as ervas não boloram?elianeama@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana! Como são ervas secas, não deveriam. Utilizo muito o capim limão e não percebi nada de diferente, apenas vão perdendo a fragrância. Beijos

      Excluir
  2. Gostei muito do que li aqui. Viajo muito e o apto fica fechado. Mesmo com aqueles produtos de supermercado anti-mofo, sempre acho mofo nos sapatos ou portas dos guarda-roupas. Posso usar quantos gizes por armário? Coloco nas gavetas mesmo? Como colocar o giz (em potinho, saquinho ou outra coisa)? Hoje vi uma traça (nunca tinha visto no apto) subinho a parede do banheiro da suíte. O estranho é que a empregada fez limpeza no apto hoje e semana passada fiz a faxina GERAL anual em que eu tiro tudo de todos os armários no começo do ano. O cravo realmente resolve? Como faço os saquinhos se eu não achar saquinhos de musseline? Abraços, Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio!
      Que bom que gostou. Eu coloco o giz (3 ou 4)em saquinhos de tecido que têm pequenos furinhos. Já usei de tule e de organza que permitem exalar os cheiros. Aposto sempre no vinagre para limpeza e no cravo para afastar as traças. E não tem jeito, a limpeza tem que ser frequente. O ideal é que tivéssemos espaço para não precisar manter nada empilhado nos armários, mas isso é difícil. São nas roupas e objetos empilhados (mesmo limpos) e em ambientes com pouca ventilação e claridade que as traças costumam se alojar. Pesquisei na web e você pode comprar esses saquinhos prontos.
      Sou a favor de produtos mais naturais, que não prejudiquem a nossa saúde, porém uma dedetização para combater algumas pragas e manter a limpeza as vezes é necessário. Hoje existem empresas que oferecem garantia nos produtos e nos resultados. Espero ter ajudado você. Abs.

      Excluir
    2. Ah! Uma opção de compra de saquinhos. http://www.saquinhodeorganza.com.br/

      Excluir