quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Lanche escolar nutritivo e gostoso

Na escola, a hora do lanche é um momento muito gostoso, tanto pela companhia dos amigos quanto pela "fominha" que bate. Preparar o lanche escolar pode ser uma tarefa difícil se faltar ideias do que colocar na lancheira.

O ideal é compor o lanche com suco de frutas naturais, frutas in natura e alimentos ricos em fibras, como cereais matinais, pães, biscoitos e torradas. Iogurtes e queijos também são importantes, mas devem ser acondicionados em frasqueiras próprias. O importante é variar nos sabores dos sucos, iogurtes, barras de cereais, nos tipos de frutas e nos tipos de pães. Tomar somente suco de uva ou iogurte de morango e comer o mesmo tipo de pão e a mesma fruta torna o lanche sem graça e pode fazer a criança enjoar do alimento. Lógico que o que vale é a preferência de cada um.

Normalmente os lanches das cantinas são repetitivos e gordurosos. Uma lancheira preparada em casa pode ser a melhor opção, mas existem escolas com cantinas que seguem critérios nutricionais mais rigorosos onde não entram frituras, refrigerantes e doces. Se na escola do seu filho não for assim, você pode exigir opções mais saudáveis. É um direito do seu filho. 


Unire
Optando pela cantina ou pela lancheira, os cuidados com a alimentação devem ser observados pelos pais, afinal o hábito de uma boa alimentação começa em casa. Pode não parecer, mas vale mais investir na alimentação dos filhos quando eles ainda são pequenos do que ter que fazer dieta no futuro. 

Também não adianta incluir alimentos que a criança não goste. Uns podem gostar de uma determinada fruta e outros detestar. Uns podem preferir iogurtes e outros apenas sucos. Vale tentar mostrar a criança que é importante montar um lanchinho com itens de vários grupos, assim ela vai aprendendo a comer de tudo um pouco.

Outra coisa bacana é quando a escola incentiva os bons hábitos alimentares parabenizando os pequenos alunos que levam lanches saudáveis. Quem leva fica feliz e quem não leva começa a repensar seus hábitos. As crianças gostam de seguir os amigos e isso serve de incentivo. Conheço uma professora que carimba carinhas sorridentes nas “mãozinhas” dos alunos quando eles levam lanches saudáveis. Atitudes como essa podem ser indicadas pelos pais para serem aplicadas nas escolas.

Não podemos esquecer de higienizar a lancheira todos os dias.

Boa alimentação vale ouro!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário