quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como incentivar a criança a organizar seus pertences?

É desde pequeno que se aprende a ser organizado. Depois de grande, nada feito!

Quem não gosta de ter um quarto bacana, com livros, jogos e brinquedos? Mas lindo mesmo é saber cuidar. Se deixarmos por conta das crianças elas espalham e não guardam. Aí vem a mãe ou a babá e dão conta do recado rapidinho. Só que além de cansar, fazer pela criança não ensina organização. Pelo contrário, ensina que ela sempre terá alguém para organizar aquilo que ela bagunçar.

Incentivar a criança a organizar os seus pertences vai ajudá-la a ser organizada no futuro. Mas como começar se ela já está acostumada a ter quem faça? Simples: mudando as regras.

baby zone
Combinar com a criança novas regras e pedir a sua colaboração dá super certo. Ela pode não fazer tudo certinho, mas vai percebendo que as coisas mudaram a partir dos adultos e vai se adaptando. É muito mais fácil mudar os hábitos na criança do que no adulto. Por isso a mãe ou a babá precisam persistir. Tudo isso sem brigas e discussões.  

A organização também pode se transformar numa grande brincadeira. Quem guarda mais brinquedos e sabe o lugar certo, por exemplo. Tudo vai depender da disponibilidade de quem está junto com a criança na hora da organização.

Mas nem tudo é tão fácil assim. Quando a regra já estiver funcionando bem e a criança for capaz de entender que é preciso ajudar, mas não ajuda, vale deixar claro que existe o ônus e bônus no combinado. Aí vai da habilidade de cada um. Eu costumo parabenizar quando tudo é realizado normalmente e cortar as coisas que os meus filhos gostam quando não cumprem com o nosso combinado. Pertences no lugar ganham "estrelas" para simbolizar os bons hábitos. Pertences jogados perdem o acesso aos eletrônicos. E funciona!



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ainda não chegamos nesta fase, mas desde que dei o primeiro brinquedo sempre falei sobre organização, mesmo que ele ainda nem saiba o que é isso... Adorei as dicas e logo vou colocar em prática. Estamos te seguindo, venha nos conhecer também. Tati
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati! Que bom que gostou. Ele ainda é pequeno e é assim que vai aprendendo. Parabéns!!! Afinal mamãe não é "secretária", não é mesmo? Valeu a visita. Vamos nos falando. Beijo

    ResponderExcluir