segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Atenção à segurança na hora de escolher o brinquedo

Brinquedo é tudo de bom, não é mesmo? Nem sempre! Quantas vezes você não teve dúvidas na hora de comprar um brinquedo para o seu filho ou para presente? Quantas vezes comprou um brinquedo pela aparência ou não observou a indicação da faixa etária na embalagem? Quantas vezes se deixou seduzir por um brinquedo sem certificação? Isso acontece muito.

Os brinquedos servem para divertir e educar, mas podem causar acidentes se algumas regras não forem observadas. O
Inmetro possui uma cartilha com todas as informações necessárias.

· Compre somente brinquedos com selo do Inmetro. Isso significa que testes foram realizados antes do produto ir para o mercado, inclusive produtos importados.
· Observe a faixa etária, o interesse e o nível de habilidade da criança.
· Não compre brinquedos em mercados paralelos. O barato sai caro e podem trazer riscos a saúde da criança.
· Exija e guarde a nota fiscal dos brinquedos, assim fica mais fácil reclamar em caso de defeito.
· Para quem tem filhos em idades diferentes a atenção deve ser redobrada. Crianças menores de 3 anos não podem ter acesso aos brinquedos dos mais velhos.
· Retire o brinquedo da embalagem antes de entregar a criança. As embalagens podem conter grampos e similares.

Procure conciliar os desejos da criança com as indicações e os itens de segurança.

Brinquedos para bebês menores de 18 meses: Opte por brinquedos vistosos, coloridos e leves que estimulem os sentidos. Móbiles, bonecos de pelúcia, chocalhos, brinquedos flutuantes para o banho, cubos de encaixar e empilhar. 


fisher-price
Brinquedos para crianças de 18 a 36 meses: Opte por brinquedos que estimulem o movimento corporal, que permitem empurrar, subir, sentar e carregar objetos. Instrumentos musicais e brinquedos para uso ao ar livre como bolas e motocicletas, conjunto de balde e pá. Fantasias e brinquedos de montar estimulam a imaginação e coordenação motora.

Brinquedos para crianças de 3 a 6 anos: Opte por brinquedos que simulem o mundo adulto como caixa registradora, postos de gasolina, casa de bonecas, móveis, circos, fazendas, fortes, mini cidades e fantasias. Brinquedos para uso ao ar livre como carros, barcos, trens, bicicletas com rodinhas de apoio. Jogos de construção, de tabuleiro, de palavras, de memória, dominós e quebra-cabeças. Instrumentos musicais, brinquedos com lápis, tinta e massa de modelar. Livros de todos os tipos. É nessa fase que as crianças começam a se interessar pelos eletrônicos e pelos vídeo games.  
 


Brinquedos para crianças de 6 a 9 anos: Opte por jogos de tabuleiro, brinquedos de montar, bonecos de personagens e bonecas da moda. Brinquedos com experiências científicas, trabalhos manuais e hobbies preferidos. Bicicleta, patinete, patins e skate, sempre acompanhado dos acessórios de seguranças. Jogos de bilhar, pingue-pongue e boliche. Instrumentos musicais e materiais de artes continuam fazendo a cabeça nessa idade. Os mais variados tipos de livros fazem sucesso. Os eletrônicos e vídeo games são os preferidos nessa faixa etária


Brinquedos para adolescentes: Após os 12 anos os interesses mudam muito e as crianças começam a ter gosto de adultos. Os livros, vídeo games e os mais variados tipos de eletrônicos prendem a atenção dos adolescentes. Toy art e objetos colecionáveis. 

Independente da idade a segurança deve ser garantida. Atentar para materiais que se soltam com facilidade e objetos com formas pontiagudas ou cortantes. O volume dos eletrônicos e conteúdos dos jogos de games também são itens que merecem atenção. O mercado está cheio de boas e péssimas opções. Podemos escolher!
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Que ótimas dicas, super úteis!
    http://amigosdefraldas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati! Que bom que gostou. Acho que na correria não nos atentamos para detalhes importantes com os brinquedos. Beijo e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Oi Gisa!! Cá estou!! Lindo teu cantinho, quando eu tiver um tempinho vou navegar por tudo!! =)
    Adorei as dicas dos brinquedos!! Obrigada!!

    ResponderExcluir