segunda-feira, 30 de julho de 2012

Volta às aulas - Como se organizar e voltar a rotina?

As férias estão acabando e está na hora de colocar as crianças de volta à rotina. Mas como se organizar? Horário para acordar, para fazer a lição, para almoçar, para ir à escola, para tomar banho, para se exercitar, para ler, para brincar e para dormir.

Aí que chatice!!!


Pode parecer chato mesmo se colocarmos as coisas de uma forma chata. Agora se soubermos mostrar aos filhos que a rotina também tem seu lado bom, eles acabam concordando.

Agora ninguém discorda que voltar a rotina é difícil. O corpo e mente estão acostumados com outro ritmo. É como viajar e mudar de fuso. Você quer uma coisa e seu corpo quer outra. E com as crianças não é diferente.

Sugiro mudar algumas coisas alguns dias que antecedem o início das aulas. Se a criança está muito ligada nos eletrônicos, faça com que dê uma aliviada nos horários convidando-a a fazer outras atividades. Se ficou muito tempo longe dos livros convide-a a voltar a ler antes de dormir. Se está comendo alimentos fora da sua dieta normal, corte algumas coisas sem que ela perceba. E ainda, se está dormindo e acordando a hora que tem vontade, abra as cortinas sutilmente para que desperte cedo e volte a dormir mais cedo.

Agora se você não tem mais tempo para por em prática essas ações, tenha paciência nas primeiras semanas e não exija tanto do seu filho.

Uma boa opção é fazer com os pequenos o mesmo que tentamos fazer com nós mesmos: planejamento. Quando pintar o desânimo converse sobre as coisas boas das férias e sobre a possibilidade de repetir tudo que foi bom nas próximas. Afinal existem também os feriados para curtir bons momentos.

Percebo que as crianças adoram sair de casa, mas adoram retornar. Isso prova o quanto gostam da sua casa, das suas coisas e da sua rotina. Valorize esses aspectos!

Bom retorno para vocês!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário