segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sustentabilidade - O que podemos ensinar?

Na semana passada aconteceu no Rio de Janeiro a Conferência Rio + 20. Um encontro com o objetivo de assegurar o comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, avaliar onde progredimentos e o que ainda precisamos fazer para melhorar os resultados no mundo.

Não temos a impressão de que todo esse processo parece estar muito longe da gente, do nosso trabalho e da nossa família? Alguns pontos estão mesmo muito longe das nossas decisões, mas podemos cobrar dos líderes políticos para que tomem providências. Mas onde cada um de nós pode contribuir? Como cada cidadão pode se comprometer para ser mais "sustentável"?


Mas não basta ter consciência, tem que praticar. Não dá mais para ficarmos na teoria, temos de agir, arregaçar as mangas e trabalhar em prol de um mundo melhor.

Nossos filhos estão aprendendo sobre sustentabilidade nas escolas. Acredito que temos um papel muito importante para fazer a teoria virar prática. Podemos envolver nossos filhos, mesmos pequenos, a pensar e praticar um mundo melhor. Ensinando a refletir na hora de consumir, consumindo menos, optando por Empresas que invistam na sutentabilidade, ensinando a reciclar corretamente, mostrando como aproveitar e reaproveitar os alimentos e, acima de tudo, fazendo com que aprendam, através das nossas ações, que a divisão da riqueza é o melhor caminho para um mundo melhor.

As crianças aprender rápido e não são resistentes como a gente. Podemos mostrar, a cada eleição, a importância da escolha dos nossos líderes e como devemos cobrar para que sejam atuantes. Não podemos esperar que alguém faça por nós. Tudo deve começar dentro de casa.

O futuro do planeta está nas mãos das nossas crianças. Nós não vamos colher os frutos dos acordos dessas conferências, mas nossos filhos sim. E, melhor ainda, eles vão ter a oportunidade de estar na posição de líderes e, quem sabe, assinar esses acordos no futuro.

Só por isso já deve valer o nosso esforço!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Belíssimo post! E vim te agradecer o comentário digno de uma mãe bacana! =)

    Obrigada, achei lindo!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Gisa! Concordo com você que temos sempre que dar o exemplo. Não basta apenas falar... temos que agir de acordo!
    Bjos
    minhamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir