sexta-feira, 29 de junho de 2012

Programação para as férias

Quem tem programada uma viagem de férias ou colônia de férias está livre de ter que pensar em atividades para fazer com as crianças no recesso escolar.

Tirando as idas à casa dos avós, tios e amigos que, na maioria das vezes, já é uma programação diferente, pensar no dia a dia com as crianças dentro de casa pode ser um verdadeiro projeto. Nem sempre faz sol e os dias de frio podem aumentar.

Sabemos que o que as crianças mais gostam hoje é do contato com a tecnologia. Internet, ipad e os mais variados vídeos games deixam a galerinha animadíssima. Não dá pra passar horas a fio na frente desses aparelhos, mesmo estando de férias, mas também não dá pra ser tão radical. Uma boa alternativa é fazer acordos com a criançada. Determinar quais as atividades elas mais curtem e estimular a montagem de um planejamento. Mesmo os menores gostam de ajudar a montar planos de ação.

Pesquisando um pouquinho a gente encontra inúmeras opções para manter a galera ocupada. A Revista  Casa e Jardim tem umas idéias ótimas.




Definidas as atividades, distribua-as durantes os dias de férias e deixe alguns dias livres para remanejar os imprevistos. Chuva, frio...

Inclua amigos nessas atividades. Quem sabe seus filhos também não são convidados para participar de uma tarde de férias na casa dos coleguinhas. Quem já tem amizade com os pais dos amiguinhos pode montar dias alternados de atividades na casa de cada um. Fica fácil pra todos.

Idas ao cinema e shopping são comuns e podem fazer parte da programação, mas aproveite esse tempo para fazer programas diferentes como visitar a museus, exposições e parques de diversões.

Quando o dia estiver ensolarado, aproveite para fazer passeios em parques, piniques, esportes ao ar livre, passeios de bicicleta.

Quando o dia estiver chuvoso ou muito frio, aproveite para estimular a criatividade com atividades de pintura, colagem e reciclagem. Montar peças de teatro usando fantasias, sessões de cinema em casa com direito a pipoca ou pesquisas sobre curiosidades na internet.

Até as crianças que ficam aos cuidados de babás merecem um planejamento de férias em casa para não passar o dia inteiro na frente da TV.

Ah! Não se esqueça de programar umas boas comprinhas no supermercado. Brincar da uma fome!

Boa Sorte!




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário