terça-feira, 19 de junho de 2012

Explorando a criatividade

Quadro do Artista Plástico Ivan Cruz que retratou as brincadeiras de Criança.

Tem coisa mais divertida na vida do que brincar? Eu recordo das minhas brincadeiras de criança como se fossem hoje. São lembranças que me vem com histórias, músicas, pessoas, fotografias e livros.

Há algumas décadas tínhamos a oportunidade de andar de bicicleta na calçada, de brincar na casa dos vizinhos, de correr no gramado de casa, de subir em árvores e de apanhar frutas. Eram tempos mais tranquilos, sem tanta preocupação com a violência.

Mas não é por que tudo mudou que precisamos privar nossos filhos desses momentos mágicos, principalmente porque hoje eles são "bombardeados" pela tecnologia e, na grande maioria, residem em apartamentos. Podemos usar a nossa criatividade, paciência e vontade (sim tem que ter paciência e vontade) para proporcionar aos pequenos uma infância mais lúdica e próxima da natureza.

Que tal essas brincadeiras que costumo fazer com meus filhos:

Pintura

Dá uma trabalheira, mas é super legal. Essa é uma atividade que fazemos com certa frequência. Às vezes usamos somente papel, tintas e pincéis e outras vezes caprichamos nos detalhes usando camiseta usada, pedaços de tecidos, telas, carrinhos de madeira e até vasos de barro. Gosto de aproveitar essa oportunidade e falar para eles que através da arte podemos mostrar como somos e o que gostamos. Gosto muito de fazer essa atividade depois de uma visita ao Museu. Eles se empolgam em retratar o que viram. É bem legal!

Colagem

Na colagem dou revistas, cola e tesoura e deixo por conta. Muitas vezes pedem pedaços de tecido, fitas, cordões e botões. Outras aproveito materiais reciclados como caixas de remédio e creme dental, papel de bala ou embalagens com figuras de super heróis. Quando vejo o que criaram, me surpreendo com as ideias. Mas adoro mesmo as explicações da arte. São demais!

Modelagem

Qual a criança não gosta de modelar? Hoje existem vários tipos de massas de modelar e diversos acessórios que permitem criar bonecos, comidas, carros, alfabeto e um mundo de coisas, mas com ou sem acessórios, a massinha de modelar é muito relaxante e trabalha a coordenação motora fina. Utilizar a massinha de modelar e mesclar com a brincadeira do restaurante é bem legal.

Arte com reciclados

Essa brincadeira não tem segredo. Basta selecionar qualquer material seguro que vai pro lixo reciclado, como caixas de remédio ou creme dental, cola, fitas, lã, tinta e deixar que a criança mesmo crie o que quiser. Existem vários canais de TV com programas voltados para artes que ensinam a reaproveitar materiais reciclados. É muito bom dar noções de sustentabilidade e estimular a criatividade. Eles fazem coisas que não acreditamos.

Art Attack e Mister Maker.

Aproveite!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário