segunda-feira, 4 de junho de 2012

Estimulando a leitura

Para quem quer estimular nos filhos o hábito da leitura, vale a pena seguir algumas dicas que tenho praticado com os meus filhos desde muito cedo. Digo muito cedo mesmo, pois incluímos a leitura em nossas atividades desde que estavam na minha barriga. Da mesma forma que ouvia músicas, lia historinhas pra mim e para eles.

Acredito que o hábito da leitura cresce a medida que os bebês vão crescendo e se desenvolvendo. Ouvir histórias é gostoso e a vontade de ler surge quando gostamos de ouvir. O interesse vai aumentando e, à medida que vamos praticando, não acaba mais.

DICAS DE LEITURA MAE BACANA
Dicas:
· Contar histórias através de livros ou contar histórias inventadas permite ficar mais perto dos filhos. Esse momento une e tranquiliza a criança. Pode ser no dia do piquenique no parque, debaixo de uma árvore, dentro de uma livraria ou no sofá, não importa. Gostoso também é antes de dormir.
· Visitar bibliotecas ou passear em livrarias é muito divertido e dá a oportunidade para a criança escolher o que mais gosta. Nem sempre é preciso comprar, você pode visitar a biblioteca da própria escola, uma biblioteca pública ou grandes livrarias com espaço para leitura.
· Estimular a criança a criar pequenos livros de histórias também é muito legal. Bastam algumas folhas em branco, grampeador e lápis coloridos para dar vida à livros originais. Ela pode inventar a historinha a partir de recortes de revistas ou baseado em um acontecimento do final de semana, por exemplo. Faço com frequência e o resultado é demais!

Vale a pena incentivar a leitura. Com a leitura ajudamos a criança a ativar a criatividade, melhorar a escrita e ter oportunidade de maiores conhecimentos. Quem cria o hábito da leitura ainda pequeno certamente vai ler mais e melhor quando adulto.

Aqui em Curitiba temos muitas opções de livrarias com espaços bem bacanas, mas na sua cidade deve haver outras opções. 

Gostamos muito da Fnac, que fica no Park Shopping Barigui com um espaço de livros infantis e um café delicioso. Tem contação de histórias aos sábados, serviço frequente em várias livrarias, como a Livraria Curitiba, por exemplo.

Tem também a Livraria Cultura que é sensacional. Fica no Shopping Curitiba. Todos os andares são muito aconchegantes, mas o espaço kids é muito confortável. Sem contar que a cafeteria é a melhor, em minha opinião, dentro de uma livraria. A contação de histórias é super legal!

Na Av. Sete de Setembro, 6234, tem a Letrinhas. Um espaço para leitura e cursos de artes para crianças. Muito bom!

Então não tem desculpas para não estimular os filhos para a leitura. São pequenas atitudes, mas com frequência, que fazem com que criem o hábito de ler e gostar, o que é melhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário