quinta-feira, 28 de junho de 2012

Alfabetização, uma fase importante do aprendizado


A fase de alfabetização é uma fase importante da vida escolar da criança. Normalmente ela acontece dos seis aos sete anos, mas cada criança deve ter seu ritmo respeitado. A alfabetização começa na realidade na educação infantil e segue até o terceiro ano do ensino fundamental.


Os estímulos na escola e em casa são fundamentais para o seu desenvolvimento. Segundo a educadora Andrea Ramal, a participação dos pais é super importante nesse aprendizado. Jogar, ouvir música ou ler são formas diferentes de aprendizado e são válidas para variar a forma de aprender.


Nesse processo, muitas vezes, os pais se sentem mais ansiosos do que a criança, principalmente quando observam que ela está com alguma dificuldade. A tendência é logo achar que a criança tem algum problema ou que o método da escola não é adequado, mas é importante conversar com o educador para procurar mais detalhes, investigando se a criança não apresenta dislexia, problemas de visão, dificuldades de relacionamento ou falta de motivação.


Assista aos vídeos com educadora Andrea Ramal sobre o assunto.




Algumas crianças precisam de tempo, algumas precisam de atenção em casa e outras de uma ajuda mais especializada.




O melhor caminho é respeitar a individualidade e o tempo de aprender de cada um, dando apoio e ferramentas para que possam se desenvolver.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário