terça-feira, 20 de março de 2012

Livros legais!

Muitas vezes descobrimos livros incríveis que por fora nunca nos chamaram a menor atenção, mas que têm histórias maravilhosas para contar, personagens marcantes e temas super importantes para as nossas crianças. Mas não podemos deixar de negar que o que atrai primeiro a criança é o formato, ilustração e o que ele apresenta de novidade.

Adoro livros de fábulas, de contos para antes de dormir, mas também fico louca quando encontro um livro pop-up, aqueles que quando a gente abre vem um mundo de dobraduras. As crianças ficam fascinadas. Percebo que o fascínio é tanto dos meninos quanto das meninas. Essa semana, dando aquela passeada pela livraria, encontrei alguns livros que achei super legais e dividi em duas faixas de idade.
 
Crianças de 1 a 3 anos - Acho que os livrinhos de fazendinha, com as janelinhas que abrem e fecham são ótimos. Fáceis de manusear, duráveis e já estimulam as crianças a montarem a sua bibliotequinha.

Crianças de 3 a 6 anos - Gosto muita da coleção de mini clássicos da Todo Livro. São dezenas de estórias consagradas da literatura infantil. São contos e fábulas que ensinam e divertem. É super legal pra colecionar e até pra lembrancinha de aniversário. O preço gira em torno de R$1,00.
Outro livro que achei bem bacana quando meus filhos ganharam de presente foi o Escreva e Apague. Esse livro tem vários temas como alfabeto e números e as crianças se divertem quando já estão na fase de aprender a escrever. Ele vem com uma caneta especial que permite criar, escrever e pagar com facilidade. Existe mais de uma editora, mas esses são da Ciranda Cultural.  
Crianças de 5 - 6 anos - Gostam de livros com mais histórias e com ilustrações diferentes. Os Pop-Up são ótimas opções pra essa fase. Chamam atenção com suas formas e ilustração e ainda contam estórias incríveis.

Para os meninos uma Aventura na Floresta Tropical ou Gato de Botas é tudo de bom.   
Para as meninas dessa idade acho que alguns títulos são fantásticos e elas adoram. Como a Branca de Neve, a Fada e o Desejo mágico e a Chapeuzinho Vermelho.
Acredito muito no poder do livro. Ele leva a criança a explorar um mundo imaginário e isso é super importante para o seu desenvolvimento. Ouvir uma história e tentar reproduzi-la é demais! Estimulo muito meus filhos para que ouçam a história e tentem contar novamente para alguém. Quando percebem que conseguem contar até o final ficam super animados e querendo mais.

E quando eles usam a história para explicar comportamentos bons e ruins do dia a dia. São valores que estão por trás de uma história que fazem com que a criança aprenda coisas boas.

Essa geração sofre uma avalanche de estímulos tecnológicos que ocupa quase que todo o seu dia. Se a gente não estimular desde pequeno o hábito da leitura, ele vão ficar cada vez mais distantes desse mundo tão fascinante que é mundo dos livros.

Ah! Já ia me esquecendo, antes de dormir é legal ler o Noites Iluminadas. Existem outros títulos com o mesmo objetivo e funcionam bem para acalmar a molecada e ter uma noite tranquila.
Já gosto de uma livraria, imagine o dia que meus filhos começarem a ler? 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário