segunda-feira, 5 de março de 2012

Conquistas

Ontem, um dos meus filhos andou de bicicleta sozinho pela primeira vez. Que alegria ver estampado no seu rosto a expressão de realização. Todos nós comemoramos, inclusive o irmão que ainda não domina a sua bike.

Hoje, acordei com uma sensação tão boa e não sabia exatamente o que estava sentindo. Precisei pensar nos últimos acontecimentos pra me dar conta que o que eu estava sentindo era felicidade pelas conquistas dos pequenos.

Foi então que me dei conta de como essa fase é importante na formação da pessoa. É nessa fase que se aprende a ler e a escrever. É o início da vida escola de fato. A alfabetização. Nessa fase se escolhe um esporte para praticar e, inclusive, se aprende a andar de bicicleta. O "pequeno grande ser" já se veste sozinho, toma banho sozinho e acredita cuidar dos dentes sozinho. Domina a arte de se vestir e a preparar um copo de suco. E o que muitas de nós não sabemos, essas domina os mais variados equipamentos eletrônicos.

Todas essas conquistas fazem com que a criança se sinta segura, preparada e madura para seguir em frente na vida e jornada escolar, que está apenas começando. Percebo como a opinião da família é importante nessa fase. Querem saber se estamos felizes, se estamos orgulhosos e se exibem o quanto podem pra mostrar o que conseguiram. Como são bons. Como estão realizados.

É legal que os gêmeos comemorem as conquistas de cada um como se fossem suas, mas é preciso atenção para apoiar cada um individualmente. Dar suporte, incentivar e não deixar que desistam do que acreditam. Fazer areditar que suas escolhas devem ser respeitadas e que cada um tem o seu tempo. Tudo virá!

Ao final do dia percebi a preocupação de um com o outro. Tentou dar aulas do que já dominava e insistiu para que não desistisse de tentar: " Olhe sempre pra frente e você vai ter equilíbrio" Era o que repetia a todo instante. 

Antes de dormir perguntei aos dois o que havia acontecido de mais especial no domingo deles. Rapidamente ouvi a resposta: " O meu irmão amável andou de bicicleta sozinho".





Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. oHHH amiga como mãe nós nos sentimos tão felizes com as conquistas dos nossos filhos né? E isso vai ser para a vida toda,porque cada fase tem momentos a serem superados e eu entendo perfeitamente o teu sentimento ...Achei lindo você dizer que o irmão ficou ajudando o outro que ainda não domina bem, um fofo!!! bjksss Jack Rosa
    http://diriodeumamedeprincesa.blogspot.com

    * tem sorteio rolando em meu blog para os seguidores , passe por lá bjksss

    ResponderExcluir