quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Final das férias

Então... as férias estão terminando e aí vem todos aqueles preparativos para o retorno das atividades escolares e da volta a rotina.

Todo esse tempo de dedicação exclusiva aos filhos nos coloca a prova de fogo. Temos que ter idéias pra tudo, tempo pra tudo, paciência pra tudo e disposição pra tudo. É muito legal, mas também cansa. Sabe aquela sensação de quem trabalha fora e quando retorna das férias volta mais cansado do que quando entrou? Pra uma mãe em período integral também é a mesma coisa. Me sinto mais cansada do que quando saí de férias em dezembro. Mas foi ótimo!

Com as férias percebemos que também gostamos de um rotina, de ter atividades pra realizar, horários pra dormir, alimentação balanceada. Férias é bom pra sair da rotina, viajar, desacelerar, mas também é bom pra valorizar a casa que vivemos, a cama que dormimos, as pessoas com quem convivemos, a rotina que temos. Lógico que pra isso precisamos gostar desse dia a dia. Pra quem gosta é hora de voltar e melhorar o que já estava bom. Pra quem não gosta é hora de repensar e fazer as mudanças.

Nessas férias pude repensar muitas coisas que fazem parte da vida. Pude repensar sobre as minhas atitudes, ser mais maleável, mais desencanada, mais dedicada ao presente e menos ao futuro. Pude repensar sobre curtir os amigos, mesmo quando eles estão longe. Pude repensar sobre o valor de estar com os irmãos, com os pais, com a família. Pude repensar sobre a vida e sobre a morte. Vivenciei a perda de uma pessoa importante da família e o nacimento de outra. Pude perceber o quanto o presente é mais importante do que o passado, e importante para o futuro.

Valorizar o presente faz a gente desenhar o passado e traçar o futuro. Sem o presente bem vivenciado deixamos marcas que não queremos no passado e, não garantimos o futuro. Mas pensar, falar e ouvir é muito fácil... difícil é por em prática. Procurar sempre fazer pelo outro, fazer pela gente, amar sempre que possível, evitar o que não agrega. Neutralizar o que nos faz mal.

Voltar a rotina fazendo mudanças positivas, tentando, inovando, melhorando, amadurecendo e aproveitando. Esse vai ser o meu lema pra 2012.  

E você? Vai fazer o que?







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário